As Autoridades moçambicanas proibiram a importação de enchidos produzidos nas fábricas da empresa Enterprise Foods e frangos da empresa Rainbow, provenientes da vizinha África do Sul.
Os produtos estão contaminados pela bactéria Listeria, que já matou, no país vizinho, cento e oitenta pessoas.
A proibição surge após a confirmação, por parte das autoridades moçambicanas, da existência, sim, de uma epidemia de listeriose que provoca intoxicação alimentar, na vizinha africa do sul. O problema tem origem em carnes processadas, sobretudo palony, mas também em salsichas produzidas nas fábricas da empresa enterprise Foods e na fábrica de processamento de frango da empresa Rainbow, ambas sul-africanas.
O sector da saúde não registou ainda nenhum caso da doença mas alerta para cuidados necessários principalmente para crianças, idosos e pessoas com a imunidade prejudicada.
A Inspecção Nacional de actividades Económicas começa, desde já, com operações em estabelecimentos comerciais, com vista a retirada e proibição de venda de produtos que sejam suspeitos de acomodar a bactéria.
Artigos relacionados
-
GOVERNO E ORDEM DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DEFENDEM REFORÇO URGENTE DOS SERVIÇOS NO PAÍS
O Governo de Moçambique reafirmou, esta segunda-feira (15), na... -
MOÇAMBIQUE TRAÇA ROTEIRO PARA DOMESTICAÇÃO DO PLANO AFRICANO DE FERTILIZANTES E REFORÇA COMPROMISSO COM A SAÚDE DOS SOLOS
O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) definiu,... -
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR E PESCAS GRADUA 56 TÉCNICOS EM PESCA E AQUACULTURA
O Instituto de Ciências do Mar e Pescas graduou,...